sábado, 6 de outubro de 2012

Istambul - Lua-de-mel - parte 1

(O post vai com poucas fotos, pois estou publicando do iPad, e é um parto usar o navegador do blogger aqui)

Passamos nossa noite de núpcias no hotel San Juan Johnscher, no centro da cidade, indicação do Sidney, meu cerimonial. Nem podíamos imaginar uma pérola assim no meio de uma região tão feiosa da cidade! Reservamos uma suíte especial de núpcias. O quarto, lindo, espaçoso, num edifício antigo  todo reformado, estava repleto de pétalas de rosas e velas. Além disso, uma garrafa de espumante, chocolates, amenities especiais, fondue de chocolate... Tudo de bom.

Saímos de Curitiba na noite do dia 02/10. Foi bom ter uma folguinha após o casamento para resolver algumas coisas e arrumar as malas com calma. Fizemos escala em São Paulo e, após cerca de 12 horas de viagem pela Turkish Airlines, chegamos a Istambul. Pegamos um taxi para o nosso hotel (num daqueles serviços dentro do aeroporto, queriam nos cobrar TL 130,00 (cento e trinta liras turcas). A lira turca está valendo hoje R$ 1,12. Achamos muito caro e pegamos um taxi fora do aeroporto. Pagamos TL 40,00 até nosso hotel...

Estamos hospedados no Best Point Hotel, localizado em Sultanahmet, a "velha Istambul", que é a parte histórica da cidade. Ao chegar, fomos recebidos pelo Fatih, dono do hotel, extremamente atencioso e disposto a nos ajudar em tudo. O edifício é bem antigo, bonito, bem decorado, sem elevador. Reservamos a suíte deluxe, bastante confortável e espaçosa, com uma banheira de hidromassagem que usamos diariamente, rs. A cama é muito gostosa.

Fomos recebidos com chá turco e Baklava, sobremesa típica
Na primeira noite (o fuso aqui é de 6 horas a mais que no Brasil, então chegamos aqui já no fim da tarde), após um banho, saímos para jantar num restaurante aqui perto. Existem incontáveis opções e os turcos disputam os clientes na rua. A comida é boa, mas meio cara. Muitos restaurantes - inclusive o que escolhemos - têm mesas no terraço, oferecendo vistas fantásticas: de um lado, o Mar de Marmara, do outro, a cidade, com as cúpulas iluminadas da Hagia Sophia e da Mesquita azul. Esse foi o lado em que ficamos.




Demos uma volta por Sultanahmet e ficamos encantados com a atmosfera mágica do lugar... A praça com a Hagia Sophia e a Mesquita azul é maravilhos, a qualquer hora do dia ou da noite. Os chamados dos minaretes completam o clima.

De volta ao hotel, senti fortemente os efeitos do fuso... Passei a noite quase toda em claro e o sono chegou perto das 6h da manhã, que seria meia noite no Brasil, ou seja, meu horário normal de dormir.

Nada que abalasse meu desejo de explorar os segredos dessa terra maravilhosa!

Beijos!

3 comentários:

Cuca Bordon disse...

Que deliciaaa!! Istambul deve ser maravilhoso!

Tô te seguindo!!!

Bjssss

Leticia disse...

Muito legal, amiga! Eu AMEI essa cidade! Muitos contrastes e coisas interessantes! Aproveitem!

- disse...

Que legalll!


Anciosaaaaaaaaa pelos seus relatos!




Bjos